top of page

    Fósseis

trilobites, amonites, crinoides, dentes de dinossauro, dentes de tubarão, madeira, pré-câmbrico

A vida no nosso planeta começou há cerca de 3.800 milhões de anos: formas de vida muito simples, organismos unicelulares,  foram evoluindo até formas de vida mais complexas.

​

Toda essa evolução da vida, está registada nas rochas que lhes foram contemporâneas.

​

Os restos dos seres vivos e os vestígios da sua actividade são os fósseis - palavra derivada do latim  fossile que significa "desenterrado" ou "extraído da terra".

​

Foi muito grande a variedade de organismos que existiu, mas a maioria desapareceu sem deixar qualquer vestígio da sua existência, ao decomporem-se após a sua morte.

​

Por vezes, num processo raro e complexo, os restos orgânicos ficam rapidamente envolvidos num material protector, que os preserva do contacto dos agentes decompositores, o que permite a sua fossilização , um  conjunto de processos que transformam os restos dos seres vivos em fósseis (moldagem, incarbonização, mumificação, petrificação, etc).

​

Geralmente são as partes mais duras,como os troncos, as conchas, os ossos, as carapaças e os dentes, que fossilizam.

Temos disponíveis para venda exemplares de fósseis de vários períodos geológicos,como os estromatólitos do Pré-Câmbrico, inclusive os mais antigos conhecidos  da formação de North Pole - Austrália, com 3.500 Milhões de anos

bottom of page